domingo, 31 de maio de 2009

Por uma mídia livre


O espaço livre viabilizado pela internet tem seduzido muitas pessoas a produção de textos na blogosfera. Artistas, jornalistas, músicos... são vários os que estão aderindo esta ferramenta pelos mais variados motivos.

Anderson Soares, que já está no último ano de Jornalismo e trabalha em um veículo de comunicação, é um blogueiro assumidamente viciado. “Gosto do blog porque posso escrever de tudo, o que muitas vezes não é possível na imprensa convencional. É um espaço democrático, amplo”.

Tem blog para todos os gostos. Há blogs de aconselhamento para mulheres com problemas de relacionamento afetivo, outros que registram pérolas do Orkut, notícias de famosos, movimento estudantil, empresas, etc. Sem nenhum custo de manutenção, e com uma imensa e fácil visibilidade, o blog é uma ótima maneira de expor-se, de ser público, de até mesmo ser famoso, e tudo isso sem precisar de muito esforço.

Muitas discussões têm sido geradas devido ao rápido e forte crescimento dos blogs, principalmente pelos poderes da imprensa, que aparentemente se prejudicariam com isso. Porém, para que blogs ocupem o lugar da imprensa seria necessário modificar uma cultura de conceito de jornalismo. E, nesta questão, a grande imprensa ainda representa mais credibilidade. O sonho de uma mídia livre, sem censuras ou “rabo preso” com anunciantes estaria próximo de se concretizar, mas somente se assim aceito pelo público.

Nenhum comentário: